DIRETORIA SINDIUFSB - HISTÓRICO DE AÇÕES 2020-2021

Num momento marcado por históricos ataques aos direitos da classe trabalhadora como um todo em nosso país, bem como agressões diretas às universidades públicas, a SINDIUFSB - Seção Sindical do ANDES-SN - surge com a missão maior de representar e defender a classe docente diante de um cenário geral de desmandos e abusos em relação ao funcionalismo público brasileiro.

A SINDIUFSB enfrenta o desafio de juntar-se ao debate nacional promovido pelo ANDES-SN e pelas demais entidades representativas da classe trabalhadora, buscando evitar o avanço irrefreado da destruição dos direitos trabalhistas e do próprio Estado brasileiro. Destaca-se o atual perigo representado pela Proposta de Emenda Constitucional 32/2020. Apesar de ter sido chamada de “reforma administrativa”, essa proposta, na realidade, promove um verdadeiro desmonte de vários setores do serviço público, favorecendo velhos vícios como a contratação de apadrinhados e os cabrestos políticos impostos ao funcionalismo em muitos lugares.

No plano do debate interno, a SINDIUFSB tem assumido uma postura crítica e ao mesmo tempo construtiva, buscando, em diversos momentos, dialogar com a gestão no sentido de promover a consciência de que o fortalecimento da democracia interna é a melhor prevenção que a universidade pode construir contra possíveis futuros desmandos e intervenções externas, uma ameaça real nestes tempos sombrios.

A SINDIUFSB quer seguir lutando pelos direitos da classe docente, preservando uma carreira crucial para a retomada do crescimento do Brasil no período pós-pandemia. Para isso, precisamos superar as fragilidades inerentes ao atual período de instabilidade política geral, fortalecendo o diálogo, para criar estratégias e combater a precarização de nosso trabalho.

Mesmo num cenário adverso, entendemos que somente com nossa organização e luta em defesa da democracia - na UFSB e no país - poderemos melhorar efetivamente nossas condições laborais. Por isso, convidamos: venha você também para o sindicato!

Veja abaixo alguma das principais ações da SINDIUFSB em seu primeiro ano de atuação: