A SINDIUFSB está sempre muito atenta às questões relacionadas à docentes em início de carreira, como às diversas ações relacionadas a editais de afastamento para capacitação, editais de credenciamento em cursos de pós-graduação, problemas com decisões de estágio probatório e licença em exercício. Em todos eles, a SINDIUFSB convocou a Progepe e/ou os Programas envolvidos para chamar atenção a pontos que atingiam docentes em início de carreira e feriam direitos.
Atualmente, desde julho de 2021, a SINDIUFSB vem se colocando na discussão sobre a minuta sobre o Estágio Probatório Docente sugerindo alterações. A SINDIUFSB está atenta à necessidade das/os docentes poderem estar amparados durante todo seu processo pelas unidades de lotação que devem ter a responsabilidade administrativa sobre todo o processo e serem instâncias às quais cada docente se refira, criticou o uso de pontos negativos, que punem os docentes, e solicitou menos avaliações no curso do Estágio Probatório.
A assessoria jurídica da SINDIUFSB apoiou a elaboração de artigos relacionados à licença em exercício, garantindo de forma ainda mais expressa o direito à licença em exercício para aquelas e aqueles que realizem pós-graduação, e também pontuação diferenciada para docentes em licença maternidade e licença capacitação. A SINDIUFSB atuou em conjunto com as representações docentes no CONSUNI.
0 Comentários