A convite da Reitoria da UFSB, a SINDIUFSB, junto com representantes da Assufba e do DCE, participou de reunião virtual no dia 30 de dezembro de 2021 para tratar de assuntos relacionados à catástrofe ambiental que assolou a região sul da Bahia nos últimos dias. Como informado anteriormente, desde o dia 27 a SINDIUFSB vem realizando conversas com representantes dos estudantes e técnicos da UFSB e da sociedade civil da região sul da Bahia para definir linhas de ação frente à tragédia gerada pelas chuvas.

A Reitoria informou às entidades que, em parceria com a fundação FAPEX, está criando uma iniciativa própria de arrecadação de fundos para doações destinadas às vítimas da tragédia, priorizando a aquisição de medicamentos e insumos para saúde. Informou ainda que as instalações da UFSB em Itabuna serão utilizadas como abrigo temporário para famílias atingidas pelas chuvas.

Após pedido das representações presentes à reunião, a Reitoria comprometeu-se a disponibilizar automóveis 4 x 4 para que campanhas como a que vem sendo realizada pelos estudantes indígenas da UFSB em Porto Seguro possam entregar às famílias atingidas as doações. Em resposta à preocupação das representações presentes, a Reitoria também informou que estará em diálogo constante com os representantes do poder público e com as demais universidades do estado, para determinar quais os municípios atingidos que estão mais carentes de apoio na região sul da Bahia.

Quanto a outra preocupação das entidades presentes, a situação dos estudantes e funcionários terceirizados atingidos pelas enchentes, a reitoria informou que já foi aberto um cadastro para concessão de auxílio temporário, destinado a apoiar os estudantes. Em relação aos terceirizados, a Reitoria informou que já entrou em contato com a empresa contratante para pedir colaboração em relação à situação deles. Até o momento, a gestão diz ter tido notícia de que quatro famílias de terceirizados foram atingidas.

A SINDIUFSB também enfatizou na reunião a necessidade de que haja apoio para projetos de extensão e pesquisa a serem propostos pela comunidade acadêmica, mas com o cuidado de se evitar o quanto possível as exigências burocráticas que poderiam atrasar a chegada de apoio às regiões afetadas pelas chuvas.

As entidades presentes também pactuaram a criação de um comitê de crise para manutenção do diálogo com a reitoria. Entre as ações sugeridas pelo grupo presente à reunião e que deverão ser detalhadas no comitê estão: a articulação de ações conjuntas com órgãos do estado e com as escolas públicas onde se localizam os colégios universitários da UFSB; a criação de frentes de trabalho; a convocação de alunos da área de saúde da universidade para atuação conjunta com as Secretarias de Saúde, entre outras.