No dia 1º de fevereiro a SINDIUFSB remeteu uma carta aberta às duas chapas candidatas à Reitoria (2022-2026). Para acessar a carta, clique AQUI

Garantindo o direito de resposta das Chapas, recebemos hoje (04/02/22), às 16:31, a devolutiva da Chapa 2 - Democracia e Participação, que encaminhamos abaixo. 

Conforme instruções da Comissão de Consulta, estamos abertas/os à divulgação das respostas da Chapa 1 - Unidiversidade até o fim da data de hoje (04/04), às 23h59. 

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Porto Seguro e Itabuna, 04 de fevereiro de 2022

Prezadas/es/os Colegas da SindiUFSB


Em atenção ao documento “Carta às chapas pleiteantes à Reitoria da UFSB”, a chapa Democracia e Participação vem reiterar o seu compromisso com a autonomia universitária, com a Educação pública, gratuita e de qualidade, assim como em defender a nossa Universidade e sua comunidade de ameaças de sucateamento e desvalorização da Educação enquanto pilar central para promoção da cidadania, da redução das desigualdades históricas, bem-estar, diversidade e desenvolvimento integral do Brasil. 

Quanto aos pontos elencados no documento, tratamos de cada um a seguir:


Entendemos que as políticas institucionais antirracistas, antisexistas e todas as demais que tratem da promoção de uma convivência harmônica dos diferentes grupos étnico-raciais, da comunidade LGBTQIA+ e outros coletivos, devem ter caráter permanente, com abordagem preventiva e pedagógica. Por outro lado, comprometemo-nos a valorizar as instâncias competentes que estão direta e indiretamente ligadas a essas temáticas, para que haja autonomia das mesmas, em observância também das garantias do direito ao contraditório e ampla defesa, conforme a legislação pertinente. Entendemos, lideraremos e estimularemos a promoção de uma cultura de valorização da diversidade na UFSB e também no nosso país;

A coerência entre discurso e prática é um valor que está no cerne da nossa chapa, desde a sua concepção. Nesse sentido, sempre defenderemos a Educação pública, gratuita e de qualidade. Daremos os encaminhamentos necessários para que as instâncias competentes da UFSB manifestem-se sobre o Programa Future-se;

A valorização e a defesa das comunidades docentes e de servidoras/es TAEs está no cerne dos nossos valores e princípios;

Comprometemo-nos a sempre defender a autonomia universitária, sobretudo quanto à observância das decisões institucionais da UFSB, emanadas da sua comunidade acadêmica, a partir dos seus Conselhos Superiores constituídos: atualmente, Conselho Universitário e Conselho Estratégico Social;

As particularidades das Instituições Federais de Ensino Superior devem ser levadas em conta, para que Universidades mais recentes também tenham as condições necessárias às suas implementações e consolidações. Temos ciência, ainda, de que Universidades com campi fora de sede ou multicampi - como a UFSB, têm particularidades a serem observadas e desafios específicos a serem superados;

A nossa chapa nasce com o propósito de intensificar e valorizar a democracia participativa na UFSB, de modo que possamos construir ambientes saudáveis em torno do respeito a posições majoritárias, sem perder de vista a escuta ativa de todas as correntes de opinião na nossa comunidade;

Efetivamente, a UFSB deve cumprir sua missão institucional e, portanto, valorizar ser caráter popular, plural e anticolonial, princípios que estão no cerne da UFSB;

A valorização dos saberes tradicionais, em articulação com saberes acadêmicos, deve ser prioridade em uma Universidade que se quer atual e que pretende responder aos anseios sociais. A política de Mestras e Mestres dos Saberes deve ser aprimorada de modo a cumprirmos mais esse compromisso da UFSB com as comunidades tradicionais de nossos territórios;

Entendemos que precisamos pensar e fazer a UFSB após os indispensáveis momentos de processos de consulta. Como exemplo, podemos citar a política de enfrentamento aos assédios e violências que, após o processo de consulta, deve ser objeto de permanente discussão na nossa comunidade. Nesse sentido, a realização do I Congresso da UFSB é um importante mecanismo de reflexão e aprimoramento das nossas práticas enquanto instituição aprendiz-educadora;

A promoção da saúde, em sentido amplo, de bem-estar, qualidade de vida e respeito à diversidade, deve ser permanente em nossa instituição, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Reiteramos a necessidade de demonstrarmos coerência entre discurso e prática;

Como parte indissociável à implementação das políticas de promoção da qualidade de vida, o apoio à maternidade e parentalidade em nossas unidades é essencial, envolvendo e atendendo todos os segmentos da nossa comunidade;

Comprometemo-nos a buscar garantir o reconhecimento a esses direitos fundamentais das/os servidoras/es;

Serão valorizadas, por meio de políticas institucionais indutivas, a participação e financiamento de docentes a editais de pesquisa, além da elaboração de cursos de pós-graduação lato sensu como mecanismos de fomento a colegas docentes em prol do seu desenvolvimento, em consonância também com a consolidação da pesquisa e pós-graduação na UFSB;

Certamente um dos principais artifícios legais para se manter o subfinanciamento de áreas estratégicas do País é a PEC 95/2016. No nosso mandato, assumimos o compromisso de se buscar superar as limitações impostas por essa alteração da Constituição Federal, sempre em consonância com os anseios da nossa comunidade;

É compromisso inegociável da nossa chapa articular, viabilizar, negociar e pactuar o atendimento integral do disposto na Lei 12.818/2013, que trata da criação da UFSB e seu quadro de pessoal, cargos e demais requisitos previstos;

A observância das condições de biossegurança, como forma de enfrentamento à pandemia covid-19 - conjuntamente com um processo participativo e de ampla e efetiva comunicação com a comunidade, é prioridade da nossa chapa para o retorno seguro às atividades acadêmico-administrativos no contexto da transição pós-pandêmico.

Reiteramos nossa disponibilidade em fazer do Reitorado 2022-2026 na UFSB um período que seja reconhecido pela capacidade do diálogo intra e interinstitucional, com respeito à diversidade, com democracia e participação permanentes.


Cordialmente,
Chapa 2 - Democracia & Participação