SINDIUFSB e ADUSC emitem manifesto em apoio a causa indígena no sul da Bahia

Documento dá início às atividades do grupo de trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental - GTPAUA do Andes/SN.

Diante dos violentos ataques contra as Comunidades Indígenas no Sul e Extremo sul do estado da Bahia, professores e professoras da UFSB e UESC, a partir de nossas respectivas seções sindicais SINDIUFSB e ADUSC, ambas afiliadas ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), emitiram carta de apoio às comunidades indígenas Tupinambá de Olivença e Pataxó.

O documento constitui a primeira ação local do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental - GTPAUA - das seções sindicais, que tem como objetivo acompanhar e apoiar os movimentos Indígenas da região na luta pelo Território e pelo reconhecimento de sua soberania.

O manifesto será distribuído entre as lideranças indígenas na XXII Caminhada em memória aos mártires do massacre no rio Cururupe, que parte do distrito de Olivença (Ilhéus-Ba) na direção da foz do Rio Cururupe neste domingo (25/09), com saída prevista para as 8h30. Convidamos as/os associados da SINDIUFSB e toda comunidade docente da UFSB a estarem presentes na caminhada que tem um significado histórico fundante na luta do povo tupinambá por seu território.

Veja o manifesto abaixo: