Prezadas/os/es colegas,

Neste Dia das/os/es Professoras/es, é com alegria que a SindiUFSB se une a todas/os/es vocês para celebrar a dedicação e o compromisso inabalável com a educação, reconhecendo, com orgulho, o trabalho que cada um/a/e de vocês oferece diariamente para a transformação do nosso contexto histórico e social.

Lembramos que a educação, além de ser direito fundamental, é a chave para um futuro que, como professoras/es, temos o privilégio de construir. Cada aula que ministramos, cada orientação que oferecemos, está transformando pessoas e, quiçá, construindo um mundo melhor para as próximas gerações. Nosso trabalho é valioso, e nossa missão é nobre.

Sabemos que os tempos têm sido desafiadores. Enfrentamos obstáculos no âmbito federal que têm colocado em cheque não apenas nossos direitos trabalhistas, mas também o futuro da educação pública no Brasil. Paralelamente, no cenário interno, trabalhamos em uma das mais novas universidades federais brasileiras, interiorizada, multicampi, com menos servidoras/es do que foi originalmente planejado, com recursos escassos para a sua consolidação e manutenção.

Nesse contexto, reconhecemos que, paradoxalmente, a consciência que temos da importância de nosso trabalho nos torna mais vulneráveis à violação de nossos direitos, às ameaças, assédios e outras violências. Assim, sem romantizações, podemos perceber que grande parte dos resultados que alcançamos é consequência de nosso senso de responsabilidade e ética, que faz com que a dedicação docente à construção da UFSB ultrapasse as atividades previstas para nossa carreira e as horas contratadas, adentrando finais de semana, feriados, recessos e férias. Ademais, as queixas e denúncias das/os/es docentes, sindicalizadas/os/es ou não, têm apontado para a necessidade de mobilização para modificar as estruturas de poder da UFSB, assegurando o respeito a nossos direitos com transparência e impessoalidade.

Lembramos, portanto, que a luta por melhores condições de trabalho é absolutamente transformadora, necessária e pode levar a novas perspectivas em nossos territórios de atuação. Precisamos proporcionar à nossa categoria contextos laborais que levem à maior efetividade de nossas ações e mais saúde no ambiente de trabalho. A nossa dedicação à causa trabalhista poderá, ainda, dar exemplo a nossas/os/es estudantes acerca da necessidade de engajamento na luta coletiva por direitos das/os/es trabalhadoras/es, categoria que nos une, para além das especificidades de cada grupo: docentes, servidoras/es técnico-administrativas/os/es, terceirizadas/os/es ou discentes, somos todas/os/es TRABALHADORAS/ES.

É fundamental, portanto, continuar nossa luta trabalhista, tanto a nível federal, quanto no contexto interno da nossa instituição. Nossa união é nossa maior força. Juntas/os/es, podemos enfrentar os desafios que se apresentam e garantir que nossas vozes sejam ouvidas e nossos direitos protegidos. O caminho à nossa frente pode ser árduo, mas com determinação, perseverança e solidariedade, esperamos superar os obstáculos e, gradualmente, conquistar melhores condições de trabalho e de vida.

Neste Dia das/os/es Professoras/es, celebremos nossa dedicação e compromisso, tanto à nossa atividade fim, quanto à causa sindical. Trabalhar pela organização da categoria e da classe também é um legado educacional, além de histórico, uma vez que o movimento segue os passos das pessoas que vieram antes.

Feliz Dia das/os/es Professoras/os/es!

Com solidariedade e esperança,

Gabriela Andrade da Silva
Diretora de Comunicação
SindiUFSB