SINDIUFSB recepciona o 59º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES - Sindicato Nacional

Evento ocorre entre os dias 07 e 09 de outubro, em Porto Seguro (BA)

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2022, a Associação Docente SINDIUFSB será anfitriã do 59º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES em Porto Seguro (BA) com o tema "Em defesa dos direitos sociais e a luta pelas liberdades democráticas". O evento, que tem como objetivo fortalecer a categoria docente e ampliar o diálogo entre as seções da regional, contará com a participação de docentes de diversas universidades e seções sindicais filiadas ao ANDES nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas num total de oito seções sindicais.

Segundo Rafael Nardi, diretor geral da SINDIUFSB, “o evento acontece em um momento oportuno dado que a conjuntura política que emerge das eleições de outubro, seja ela favorável ou não ao campo das esquerdas, demandará uma articulação expressiva entre as seções sindicais e os movimentos sociais no sentido de conter os avanços da agenda do grande capital sobre a classe trabalhadora brasileira nos próximos 4 anos, e não vermos novamente a ‘boiada passando’".

Luiz Blume, professor da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz e terceiro secretário do Andes Nacional, reforça que, além da importância de discutir os ataques aos direitos sociais e direitos da categoria docente que foram sofridos nos últimos anos - como a ameaça da reforma administrativa que visa acabar com a estabilidade funcional e novos concursos públicos, torna-se importante pautar os novos modelos de educação que têm sido impostos após a pandemia pelo COVID-19. Blume aponta para a questão que será abordada: "O Encontro Regional vai tratar de um tema que é muito caro para nós professores, o desafio da carreira docente nas universidade federais e estaduais e a questão do ensino a distância. Especialmente na pandemia, nós tivemos que nos valer da condição de ensino remoto, e nós percebemos um avanço muito grande das plataformas, inclusive da imposição do MEC da educação a distância, via universidade aberta, impondo que 40% das disciplinas sejam dadas de forma remota. E isso, com vistas a economizar recursos, a não contratar mais professores e professoras."

Nardi fala ainda sobre a importância de comparecimento dos docentes ao evento, diante do agravamento da política de ódio e das desigualdades e conflitos sociais nos anos do bolsonarismo: "Esperamos que Bolsonaro saia derrotado das eleições, mas o fenômeno do bolsonarismo precisa ser combatido e derrotado na luta social, pois o racismo, a misoginia, a homofobia são estruturais e se coligam inseparavelmente numa ponta às condições aviltantes de vida à qual são submetidos os estratos mal pagos da classe trabalhadora brasileira e na outra ao suborno e corrupção dos estratos mais bem pagos garantindo sua filiação ideológica à casa grande. Por isso a importância de que as/os docentes compareçam em peso ao evento e se envolvam com o sindicato. Todas e todos sempre têm valiosas contribuições a dar ao processo.”

A programação do evento, que é aberto a toda comunidade docente, abrange temas como direitos sociais e liberdades democráticas, desafios da carreira docente, o retorno presencial após a COVID-19 e o Reuni digital.  Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário disponível neste link até dia 5/10: https://docs.google.com/forms/d/18Qh4la8F90hSozUb4H5LSi1wOZZprxru7Tl4MJCSoaM/edit

Veja a programação completa:

Encontro da Regional Nordeste III

Dias 7, 8 e 9 de outubro

Local: Auditório do Hotel Solar do Imperador, localizado na Estrada do Aeroporto, 317, Centro, Cidade Alta, Porto Seguro/BA.

7 de outubro de 2022 (sexta-feira)

Mesa de Abertura - 19:00 às 19:30

ANDES-SN, ANDES Regional 3, SINDIUFSB, DCE-UFSB, Representante Indígena Pataxó, Representante do MST

Mesa 1 – às 19.30 - Em defesa dos direitos sociais e a luta pelas liberdades democráticas

Profa. Rivânia Lucia Moura de Assis – Presidenta do ANDES-SN (UERN)

8 de outubro de 2022 (sábado)

Mesa 2 – às 9:00 - Desafios da carreira dos docentes das IES (IEES e IFES)

Prof. Amauri Fragoso - 1⁰ Tesoureiro do ANDES-SN (UFCG)

Prof. Alexandre Galvão – Diretor da ADUSB (UESB)

Mesa 3 – às 14:00 Educação frente às novas modalidades de ensino: Ensino hibrido, Reuni digital e o retorno presencial

Profa. Elizabeth Carla V. Barbosa -diretora da UFF e diretora do ANDES-SN (UFF).

Profa. Olinda Evangelista – (UFSC)

9 de outubro de 2022. (domingo)

Das 9:00 às 12:00 Plenária de Encerramento