Boletim de Greve Docente - Dia 2

Na manhã de 16/04/2024, o Comando de greve da categoria docente da Universidade Federal do Sul da Bahia se reuniu para tratar sobre as atividades a serem mantidas durante o período de greve nos seguintes termos:

Inicialmente, este Comando compreende paralisar durante a greve deflagrada pela categoria docente: as aulas, seja da graduação ou pós-graduação (não sendo admitidas aulas remotas nos cursos presenciais, observando-se os PPCs). Todos/as/es docentes têm direito ao exercício de greve, com base na legislação vigente.

O Comando entende a necessidade de manutenção das seguintes atividades durante a greve:

• Pesquisas/orientação de graduação com bolsas;
  • Pesquisas/orientações de pósgraduação;
  • Projetos de extensão com bolsa, financiamento e convênios;
  • Residência e Internato;
  • Bancas de defesa já agendadas;
  • Estágios em andamento;
  • Eventos acadêmicos pactuados antes da greve e/ou com financiamento;
  • Atividades do Comitê de ética de pesquisa (CEP) e da Comissão de ética de servidores;
  • Seleções e concursos em andamento sensíveis a prazo.

Outros casos serão tratados oportunamente por este Comando de greve e poderão ser objeto de consulta por e-mail a qualquer tempo.

Informamos, ainda, que tal entendimento foi discutido com a Gestão da universidade em reunião intercampi ocorrida na tarde do mesmo dia 16/04, em que estiveram presentes: a Magnífica Reitora, Professora Joana Angélica Guimarães, e os/a Pró-Reitores/a: Francesco Lanciotti, Maria do Carmo Rebouças, Richard Santos e Sandro Ferreira. Na reunião também foi pactuado compromisso de reposição pela categoria, ao final da greve, de todas as atividades paralisadas.

Estamos em GREVE! Momento para nos mobilizarmos coletivamente diante da sobrecarga e das condições precárias de trabalho e estudo que nos afetam. A adesão de toda a categoria docente é essencial para que tenhamos fortes ganhos coletivos. Se some nesta luta!

Cordialmente,

Comando de Greve Docente