Comando de Greve Docente

Boletim de Greve No 9 - 29/05/2024

A GREVE CONTINUA! Sobre assinatura de acordo entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Proifes

Conforme Comunicado Nº 52/2024/CNG/ANDES-SN, no dia 27 de maio de 2024, ocorreu reunião das entidades sindicais com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No Anexo, constam detalhes desse evento infeliz, em que se efetivou um
golpe contra o movimento grevista de docentes e TAEs federais, com assinatura, em reunião secreta e de portas fechadas, de um acordo com a entidade Proifes.

Cumpre informar que o Proifes, além de congregar uma quantidade ínfima de sindicatos docentes (7 no total comparados aos 69 sindicatos na base do ANDES-SN), é uma entidade que não tem carta sindical, não podendo representar, portanto, as categorias em greve. Entretanto, conforme trecho do Comunicado do CNG/ANDES-SN, “A assinatura do termo de acordo entre governo e a entidade cartorial era algo esperado pelo CNG e, certamente, pela nossa base do ANDES-SN considerando o histórico de atuação da entidade cartorial, a Proifes, que atua efetivamente como um braço sindical do governo.”.

Seções sindicais do ANDES-SN foram orientadas a entrar com ações judiciais para impedir que a Proifes seja considerada representante da categoria. Essas ações já começam a surtir efeito. Na data de hoje, a 3ª Vara Federal de Sergipe decidiu, em tutela de urgência, “que seja determinado que a União Federal se abstenha de firmar eventuais acordos com o PROIFES-Federação durante a Mesa de Negociação que trata sobre a reestruturação da carreira docente e sobre a deflagração da greve da categoria.”.

Portanto, reforçamos que A GREVE CONTINUA! Conforme Comunicado Nº 49/2024 do Comando Nacional de Greve, 51 universidades e 9 institutos federais do Andes estão em greve e mais duas universidades federais têm previsão de entrar em greve nos próximos dias.

Na próxima semana, após a nova reunião do CNG com o MGI, marcada para 03/06/2024 (embora “tenha se sinalizado que esse será um momento de reafirmação da proposta que o governo federal já tinha feito em um momento anterior, apontando que nada de novo ou nenhum outro espaço orçamentário se viabilizaria para o próximo período”, conforme comunicado do CNG/ANDES-SN), o Comando de Greve Docente da UFSB convocará Assembleia Geral Docente para debatermos essa situação.

PERMANECEMOS FIRMES!

Itabuna/Porto Seguro/Teixeira de Freitas-BA, 29 de maio de 2024.

Saudações,

Comando de Greve Docente da UFSB