Nota de Solidariedade

A SINDIUFSB expressa sua solidariedade com e respeito pelo povo Pataxó, que realizou contundente manifestação pública durante o aniversário de Porto Seguro, em 22 de abril, em repúdio à visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade. “Fora Bolsonaro, Bolsonaro fora. Pega o seu governo genocida e vai-se embora” foi o grito coletivo que ecoou pelas ruas da cidade.

A manifestação denunciou o absurdo da presença da estátua de Pedro Álvares Cabral adornando uma das principais praças da cidade. O ídolo foi pintado de vermelho pelos manifestantes, para lembrar o sangue indígena derramado durante os 522 anos de colonização do país.

E, por sinal, dois dias depois, no dia 24, a aldeia Novos Guerreiros recebeu a triste notícia do assassinato do jovem pataxó Iris Braz, parente de Victor Braz, que havia sido morto em 14 de março ao reclamar do volume alto do som em uma festa na orla litorânea. A SINDIUFSB espera que as autoridades atuem com firmeza para localizar e punir os responsáveis por esses crimes bárbaros e se solidariza com a mestra dos saberes tradicionais Japira Pataxó – avó de Victor, mãe de Iris –, nossa colega de ofício, que já colaborou com cursos da UFSB em diversas ocasiões.