SINDIUFSB apoia comunidades indígenas afetadas por ataques de pistoleiros na região sul da Bahia

A associação docente, junto com o Andes Nacional, fez uma doação monetária que foi utilizada para a compra de itens alimentícios.

A Associação de Docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia - SINDIUFSB fez uma doação de alimentos para as comunidades indígenas do extremo sul da Bahia que têm sofrido ataques por parte de pistoleiros em conflitos de terra na região, nas últimas semanas. A doação foi feita em parceria com o Andes Nacional.

Na quinta-feira,  dia 08 de setembro de 2022, foram levados aproximadamente 230 quilos de alimentos e produtos de higiene à Aldeia Kai, na região de Cumuruxatiba (BA), e entregue às lideranças indígenas para que os alimentos fossem distribuídos entre as comunidades mais afetadas pelos ataques com armas de fogo que têm isolado as comunidades, impedido a compra de alimentos e ameaçado a integridade física da população. Os conflitos resultaram mais recentemente na morte do adolescente indígena, Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, em uma retomada de terra feita pelos indígenas na região de Cumuruxatiba.

A SINDIUFSB se compromete com as lutas sociais da região sul da Bahia e com as populações tradicionais que ainda seguem sendo vítimas de ataques e perseguições devido a um modelo de ocupação do território voltado para práticas de monocultura e agropecuária em terras que tradicionalmente foram habitadas pelas populações indígenas.

Além da doação de alimentos, a SINDIUFSB tem participado de reuniões com lideranças, representantes das universidades da região e de órgãos públicos para viabilizar formas de garantir a integridade física das comunidades indígenas afetadas, assim como apoiar os esforços para a demarcação de seus territórios, o que lhes garantirá o direito constitucional à terra tradicional.